O fim o tornou louvável, um personagem que viveu a maior parte do tempo como vilão, morre como um herói. Merle sempre representou uma pessoa ruim, mas mudou, decidiu ficar no grupo do Rick, e do seu jeito seguiu a rotina, Glenn esperava que ele o procura-se para pedir desculpas, mas isso não aconteceu, mesmo fazendo parte do grupo ele ainda era visto como uma pessoa ruim, seu irmão Daryl pediu para ele mudar, falando que queria seu irmão de volta.
Quando Rick contou da possibilidade de um acordo de paz levando a Michonne para o Governador, ele percebeu na hora que Rick não conseguiria fazer aquilo, então percebeu que ele era uma pessoa que sujava as mãos, fazendo os trabalhos mais "sujos". Sua atitude foi levar Michonne, mas como todos já sabem ele se arrependeu e a soltou.
Continuou seu caminho que tinha como desfeche o encontro com o governador, então ele decidiu tentar uma missão suicida, alias, ele já estava morto mesmo. Ligou o carro e levou vários zumbis onde o Governador e seus capangas estavam, consegui abater uns "capangas" e, quase matou o governador mais um menino entrou na frente bem na hora em que Merle atirou, o menino morreu e, o Governador continuou vivo.
Logo sua posição foi descoberta e o Governador acabou com Merle, até arrancou alguns dedos de sua única mão, após isso ele atirou no Dixon, mas não foi para matá-lo de vez, resultado disso?, ele virou um Zumbi.
A parte mais triste desse episódio foi quando Daryl encontrou seu irmão, ele não acreditou e começou a chorar, a única família de sangue que ele tinha se transformou em um walker. No começo Daryl não conseguiu matar seu irmão, mas depois ele criou coragem e expressou todo sentimento de raiva que tinha com aquela situação, esfaqueando varias vezes a cabeça de Merle.
Bom chega ao fim uma história de um personagem. Agora todos gostam dele, ele era um dos personagens mais odiados mas, conseguiu se tornar um dos mais amados. Para sempre, Merle.